"Não construímos casas, construímos sonhos."

O financiamento imobiliário direto com a construtora é uma opção para muita gente que está em busca da casa própria. Nesse tipo de operação, você pode adquirir um apartamento ainda na planta ou novo, e não passa pelo processo de financiamento clássico, que é feito junto a um banco.

Essa estratégia tem vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas com cuidado. Ao longo deste texto, vamos falar delas e explicar todos os detalhes sobre como financiar imóveis direto com a construtora.

Como é feito o financiamento direto com a construtora?

O financiamento de imóvel direto com a construtora é fruto de uma negociação direta entre duas partes: você e a empresa responsável por tornar real o empreendimento. Esse financiamento é formalizado por um contrato de financiamento, que estabelece a taxa de juros da operação e as condições gerais acordadas.

“Esse tipo de operação segue o mesmo fluxo de um financiamento normal. A diferença é que ele (o cliente) pede o valor emprestado direto pra parte vendedora”, define Felipe Soares, analista de negócios na Loft Cred.

Por esse motivo, esse financiamento não segue as normas de sistemas bancários, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Isso faz com que os juros aplicados normalmente sejam maiores que os praticados pelos bancos, que os prazos de pagamento sejam menores e que você não possa usar o saldo do FGTS na operação.

Ao mesmo tempo, a aprovação do financiamento com construtoras é mais flexível que o bancário. Muitas vezes, quem procura essas empresas já foi rejeitado por bancos. Ainda assim, “a construtora vai solicitar comprovação de renda e apurar uma análise de crédito”, segundo Felipe Soares. “E não é resguardado que ela vai aprovar em todos os casos”, ressalta o especialista.

Você pode negociar o valor da entrada e das prestações com a empresa, e é possível que ela cobre apenas um sinal (e não uma entrada de 20% do valor do imóvel). Nesse caso, o apartamento é pago de forma inteiramente parcelada ao longo dos meses do contrato.

Contrato de financiamento direto com a construtora: veja as vantagens e desvantagens

Existem prós e contras de assinar um contrato de financiamento direto com a construtora. Cabe ao comprador analisar seu próprio planejamento e o que será melhor para seu bolso a longo prazo. Confira a seguir os dois lados dessa decisão.

Vantagens

Desvantagens

Financiar apartamento na planta: como funciona?

Financiar um apartamento na planta é uma das possibilidades oferecidas por algumas construtoras. Mas esse tipo de operação tem algumas características particulares. A primeira delas é que você terá que esperar para se mudar para seu novo apartamento, o que requer bastante planejamento e paciência. Existe também o risco de as obras sofrerem algum atraso.

Veja a seguir os principais pontos que você deve levar em conta ao financiar pela construtora um imóvel ainda em fase de construção:

Financiamento construtora: é possível fazer uma simulação?

Quase sempre é possível fazer uma simulação ao optar pelo financiamento com a construtora. As empresas costumam calcular as parcelas mensais e detalhar as condições de pagamento. Isso é essencial para garantir que a operação não vai pesar demais no seu bolso – recomendamos que você peça isso à empresa antes de qualquer decisão.

A simulação geralmente é a primeira etapa de um financiamento direto com a construtora, como acontece também com as operações de crédito vinculadas aos bancos. Depois dessa projeção inicial, você vai passar por uma análise de crédito. Nessa verificação, a empresa vai checar se você parece  ter condições de honrar as parcelas.

Feito isso, você vai receber uma solicitação com vários documentos pessoais – essa lista varia de empresa para empresa. A partir dessa documentação, a construtora faz uma análise jurídica, verificando se há algum possível impedimento à venda do imóvel. Se tudo estiver certo, ela vai emitir o contrato de financiamento para ser assinado.

Crédito com a construtora ou com o banco: o que escolher?

Ainda está em dúvida se quer um apartamento financiado direto com a construtora ou com o banco? Considere as vantagens e desvantagens que mostramos por aqui. Recomendamos que você coloque todos esses fatores na ponta do lápis e analise bem. Procure um banco em vez de uma construtora se você:

Uma das vantagens da opção pelo financiamento bancário é poder contar com a ajuda de especialistas e garantir as melhores taxas do mercado para o seu perfil. Como? Financiando com a ajuda da Loft Cred em vez de procurar os bancos diretamente.

O grande benefício de financiar com o nosso time é que ele funciona como um intermediário entre você e uma série de bancos parceiros. Além de identificarmos, juntos, qual das instituições financeiras oferece as melhores condições para o seu crédito, cuidamos de toda a burocracia da operação.

Da análise de crédito inicial até o registro do contrato no cartório de imóveis, somos nós centralizamos toda a comunicação com o banco e resolvemos eventuais pendências que surjam pelo caminho. Tudo isso não tem qualquer custo adicional para você.

Abrir Chat
Precisa de AJuda?
AJP Incorporadora
Olá, podemos te ajudar?